//Tesla constrói a maior bateria de iões de lítio do mundo para utilização doméstica na Australia
tesla maior bateria de iões de lítio do mundo

Tesla constrói a maior bateria de iões de lítio do mundo para utilização doméstica na Australia

O CEO da Tesla, Elon Musk, apostou que criaria a maior bateria de iões de lítio do mundo na Austrália em menos de 100 dias. Se sua empresa falhasse, Musk pagaria pessoalmente o protejo, mas a bateria já estará pronta para o primeiro teste antes e dentro do prazo. A bateria de 129 megawatts-hora irá ligar-se á rede eléctrica da Austrália do Sul de forma a armazenar energia renovável e fornecê-la quando necessário.

tesla bateria gigante de iões de l

A Austrália do Sul já gera 40% da sua energia a partir da energia eólica, e o governo anunciou um fundo de US $ 150 milhões para apoiar mais projectos de energia renovável no início deste ano.

O fabricante de automóveis eléctricos foi seleccionado de entre 90 licitações para construir o parque eólico de Hornsdale, construído pela empresa francesa de energia renovável Neoen, informou Mashable esta quarta-feira.

A bateria irá armazenar energia para ser utilizada nos períodos de maior procura. Tem capacidade para alimentar até 30.000 casas. Coincidência ou não, 30.000 é o número de casas que ficaram sem electricidade no grande apagão de Setembro passado.

Os reguladores australianos ainda terão de assegurar que o sistema está optimizado para a rede e que cumpre os padrões da Austrália do Sul antes da entrar em produção no dia 1 de Dezembro.